Pão de fermentação natural - Sourdough bread Baial Bakes
Fermento Natural

Porque fazer pães de fermentação natural

0 comentários

Fazer pão é sempre considerado um desafio para quem gosta de cozinhar. E quem embarca na aventura de aprender a fazer pães, em algum momento, vai se deparar com o fermento natural. E assim que você aprender um pouco mais sobre o fermento natural, você vai querer saber mais e mais e dominar essa técnica, mas vamos começar pelas vantagens.

Quais são as vantagens do pão de fermentação natural

  • Sabor. Sim, o pão de fermentação natural tem um sabor intenso e puro. Muito mais rico do que o sabor dos pães tradicionais.
  •  Ele permanece bom para consumo por mais tempo.
  • A digestão é mais fácil por causa da fermentação lenta
  • É mais saudável porque tem um índice glicêmico mais baixo e ajuda no equilíbrio da flora intestinal
  • É mais nutritivo em geral.

Mas o que é o fermento natural? 

Água e farinha. Mais do que isso não é necessário para fazer o fermento natural. Quem faz a maior parte do trabalho é a natureza. Em outras palavras, os microrganismos. Por isso, é também chamado de fermento selvagem.

Esse é o processo que dura em média 7 dias e você só precisa cuidar para que os microrganismos tenham as melhores condições para se proliferar. Ou seja, você vai criar uma cultura de leveduras e bactérias. Depois é só mantê-la viva.

fermento natural - sBaila Bakesourdough starter
O fermento natural leva em média 7 dias para ser feito

Existe alguma desvantagem?

O pão de fermentação natural demora mais para ficar pronto. Uma vez que a fermentação é lenta. Mas mesmo a demora, pode ser considerado um ponto forte, já que o processo artesanal é relaxante e quanto mais se aprende, mais apaixonante fica.

A fermentação natural é uma viagem ao passado.

O trigo começou a ser cultivado há mais de 10.000 anos e o primeiro pão foi feito no Egito em torno de 8000 AC. Muita coisa mudou desde a Antiguidade, inclusive o pão. No século 20, começou-se a adicionar outras substâncias ao pão. Assim, em 1970, o consumo de pão nos EUA começou a cair e nos anos 80, o pão artesanal e o fermento natural voltaram a ser populares.

E então, se animou a aprender a dominar essa técnica que tem suas origens na Antiguidade e que vai lhe dar prazer e contribuir para uma vida mais saudável?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*