Farinha para fazer fermento natural
Blog, Fermento Natural

Qual farinha usar para fazer fermento natural?

0 comments

Que farinha devo usar para fazer o fermento natural? Qual o efeito de cada tipo de farinha? Ou será que é tudo igual?

Existem muitas dúvidas sobre farinhas e fermento natural, mas uma coisa é certa: pra fazer um bom pão de fermentação natural, é preciso ter um fermento forte e saudável. Mas será que o tipo de farinha faz diferença? A minha resposta é sim! Então, vamos falar um pouco mais sobre as farinhas usadas para fazer e refrescar o fermento natural. 

Tipos de farinha para fazer fermento natural

Além da farinha de trigo, você pode usar outros tipos de grãos antigos ou farinhas integrais, como centeio, espelta ou cevada.

Farinha de Centeio

Centeio é um grão diferente do trigo.  Eles são da mesma família, mas não são a mesma coisa. Comparada com a  farinha de trigo integral, a farinha de centeio é considerada a opção mais rica em nutrientes e amilase. No geral, tem um teor de proteína de glúten menor do que a farinha de trigo, o que significa que produz massas mais  pegajosas e densas.  

Campo de centeio. O centeio é um grão muito usado para fazer fermento natural.

É uma farinha que uso muito quando quero começar um novo fermento. E por que?  Porque como ela tem mais açúcares, a fermentação acontece mais rápido. Então, é mais fácil de fazer o fermento do zero. Vantagem: O fermento feito de centeio também é mais resistente e mais fácil de cuidar

Tem alguma desvantagem? Depende do seu gosto.O centeio dá um gosto mais azedo ao pão e como a fermentação já libera ácidos, o fermento de centeio tem um sabor ainda mais acentuado. Por isso é muito comum refrescar o fermento com apenas um pouquinho de farinha de centeio. 

Farinha integral

A farinha integral é a farinha não refinada. Isso quer dizer que tem mais nutrientes para o seu fermento. Essa farinha inclui o grão integral de trigo, incluindo o farelo, endosperma e germe. Se comparada com farinhas de trigo brancas, a farinha de trigo integral é repleta de nutrientes e micróbios em potencial, proporcionando uma fermentação mais rápida. Por isso, é uma farinha que também pode ser utilizada para fazer ou alimentar o fermento.

Farinha branca 

Muita gente faz e refresca o seu fermento apenas com farinha branca. Não há nenhum problema com isso, mas a farinha branca demora mais para fazer o fermento porque tem menos nutrientes. Lembre-se que a farinha branca é refinada e as partes mais ricas em açúcares e nutrientes são removidas.

Quanto mais forte a farinha, mas forte será o seu fermento. No caso de farinhas brasileiras, é recomendável que que vc use farinhas que vc usa para fazer pão, ou Tipo 1. 

Vantagens da farinha branca

O sabor do fermento feito com a farinha branca tem um sabor mais suave e menos ácido. Mas é um fermento que requer um pouco mais de cuidado. Não dá pra deixar o bichinho à toa por muitas semanas. Também é mais fácil de achar

E como eu faço?

Quando começo um novo fermento , uso a farinha de centeio e depois vou diminuindo a proporção de centeio até chegar a 90% de farinha branca. O meu fermento agradece.

Evite desperdício

Para fazer pão de fermentação em casa, você não precisa de grandes quantidades de fermento. O que você precisa é um de um fermento ativo e saudável. Lembre-se que ele dobra e as vezes triplica de volume. Além disso, guarde os seus descartes de levain. Você pode fazer várias receitas deliciosas.

Gostou do post? Deixe seu comentário e compartilhe com quem também vai gostar.

Leave a Comment

Your email address will not be published.

*