pão doce holandês - Zeeuwse Bolus Baila Bakes
Descartes de Levain, Pães, Receitas

Pão doce holandês com descartes de levain. Conheça o Bolus

0 comentários

Procurando uma receita de pão doce com fermento natural? Então, chegou no lugar certo. E esse vem com um bônus de tradição. O Zeeuwse Bolus é um pão tradicional da província de Zeeland na Holanda. Ele é conhecido por sua textura macia e sabor distinto  de canela e açúcar.

Pão doce holandês com descarte de levain

Adaptei essa receita para usar descartes de levain ou sobras de fermento natural. Você pode usar o levain ativo. No entanto, nesse caso, o tempo de fermentação será bem mais longo.

E aí, Vamos mergulhar na história e nos segredos dessa receita deliciosa?

História do Zeeuwse Bolus, o pão doce holandês com canela

O bolus de Zeeland é uma delícia que os  judeus espalharam pelo mundo. Ele chegou no início do século 17 na Holanda. Os judeus portugueses trouxeram o bolus para Middelburg, capital da província de Zeeland na Holanda. E aí, assim que os padeiros de Zeeland provaram, a tornaram sua especialidade. 

Tradicionalmente, o bolus é modelado em uma espiral apertada e coberto com uma generosa camada de açúcar e canela. Mas você também pode adicionar raspas de limão. E aí, você vai ver que essa combinação de sabores é o que torna o Zeeuwse Bolus tão especial e único.

Origem do nome

O nome ‘bolus’ é derivado do iídiche. É o plural de ‘bole’, que por sua vez é derivado do espanhol ‘bollo’. Isso significa pequeno, pãozinho. Já o plural de bolus em holandês é bolussen.

curso 100% Sourdough - pão de fermentação natural

Fatores de Sucesso

Ingredientes 

Use ingredientes de qualidade como a manteiga, por exemplo. Tenha certeza que a sua farinha não está velha. E uma coisa que vai influenciar muito no sabor é o estado de seu fermento. Se você usar sobras de levain que estão há muito tempo na geladeira, pode trazer um sabor ácido para a massa.

Temperatura Adequada

Use ingredientes em temperatura ambiente e leite morno para não inibir a ação do fermento. Além disso, a temperatura do ambiente vai influenciar na fermentação. Já que a velocidade da  fermentação está diretamente relacionada com a temperatura. Quanto mais alta a temperatura, mais rápido acontece a fermentação.

Caramelização

Para conseguir a caramelização perfeita, não economize na mistura de açúcar e canela. Role generosamente cada tira de massa para garantir que o exterior dos bolussen fique caramelizado e crocante.

E aí, se animou para tentar?

Zeeuwse Bolus: pão doce holandês.

Receita por Clarissa Mattos – Baila BakesDificuldade: Medium
Unidades

10

servings
Mistura e Sova de ingredientes

30

minutos
Repouso fermentação

2

minutos
Forno

9

minutos

Ingredients

  • 400g de farinha de trigo

  • 180g de leite

  • 200g de descarte de levain

  • 7g de fermento biológico seco instantâneo

  • 10g de sal

  • 1 ovo

  • 50g de manteiga (temperatura ambiente)

  • 2 colheres de chá de canela

  • Raspas de meio limão

  • 500g de açúcar demerara ou mascavo

Directions

  • Misture todos os ingredientes – exceto a manteiga –  e sove até atingir uma massa elástica e lisa (cerca de 10 minutos). Você pode sovar com as mãos ou com uma batedeira. Adicione a mandteiga nos últimos 5 minutos
  • Coloque a massa em uma tigela e cubra com um pano úmido. Deixe a massa descansar em um local morno por cerca de 1-2 horas, ou até dobrar de tamanho.
  • Enquanto isso, prepare a mistura de açúcar e canela e raspas de limão: Em uma tigela grande, combine o açúcar demerara ou mascavo com a canela e as raspas de limão. Misture bem para que os ingredientes fiquem distribuídos uniformemente.
  • Após a primeira fermentação, divida a massa em 10-12 partes iguais. Modele cada pedaço em bola e deixei descansar coberto por 10 minutos,
  • Enquanto isso, umedeça um pano de prato limpo e cubra com a mistura de açúcar e canela
  • Pegue cada bolinha de massa e passe-a na mistura de açúcar e canela, pressionando levemente para que o açúcar grude na superfície da massa. Role a massa com a sua mão fazendo tiras. Em seguida, enrole a massa em formato de espiral, criando o formato característico do bolus.Zeeuwse Bolus - Baila Bakes - descartes de levain
  • Coloque os bolussen em uma assadeira forrada com papel manteiga, deixando espaço entre eles para que possam crescer. Cubra com um pano úmido e deixe descansar por mais 30-45 minutos. A depender da temperatura.
  • Enquanto os bolus descansam, pré-aqueça o forno a 250C (programa: calor na parte superior e inferior) Asse os bolussen por 7 a 9 minutos. Fique de olho, pois o açúcar pode caramelizar rapidamente.
  • Depois de assados, retire os bolussen do forno e os transfira para outra assadeira forrada com papel manteiga. Cuidado: use uma espátula para removê-los, o açúcar pode estar muito quente. Deixe esfriar antes de servir. Eles são deliciosos quando servidos mornos, mas também podem ser saboreados em temperatura ambiente.

Notes

  • Descarte de Levain: Se você não tem descarte de levain, pode substituí-lo por aproximadamente 100g de farinha de trigo e 100g de água. Mas atencão: tudo depende da proporção de farinah e água do seu fermento natural ou levain. Você talvez precisa ajustar com mais farinha ou líquido.
  • Açúcar Demerara: O açúcar demerara dá uma textura crocante e um sabor mais profundo aos bolus, mas pode ser substituído por açúcar mascavo se preferir.
  • Os Zeeuwse bolussen podem ser armazenados em um recipiente hermético por até 3 dias. Para um sabor fresco, aqueça-os levemente antes de servir.

 

Experimente essa receita e depois me fale se gostou. Eles são perfeitos para um lanche da tarde ou para acompanhar um café. Bon appétit!

Caso faça essa receita, por favor me marque no instagram @baila.bakes e use a hashtag #bailabakes. Vou amar ver o resultado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*