Miolo de Pão de semolina - Baila Bakes _ bread crumb
Blog

Por que o pão envelhece? Como conservar por mais tempo?

comentários 6

Como conservar o pão? Por que o pão endurece? Esse artigo vai esclarecer várias dúvidas sobre esse assunto. Continue lendo e aprenda a saborear o pão fresquinho por mais tempo.

Pra gente saber como melhor conservar o pão, é preciso entender como o pão envelhece. E isso já começa quando ele começa a esfriar. E já te digo: a parte mais difícil da panificação não é fazer, mas esperar o pão esfriar pra gente provar. Todo mundo tem aquela imagem do pão quentinho com a manteiga derretendo na cabeça. No entanto, lamento informar que você deve esperar pelo menos 2 horas até saborear o seu pão.  E esse resfriamento ta,bém vai lhe dar um sabor e textura melhores.

Pão resfriando, O envelhecimento do pão. Bread on the rack
É preciso esperar o pão resfriar completamente antes de consumir ou

A melhor forma de resfriar é transferir o pão para uma grande. Mas, se fizer mais de um pão, deixe pelo menos 2 cm de distância entre cada um deles.

Já tô até vendo os olhinhos arregalados: mas 2 horas?! Para quebrar seu galho, se o pão for pequeno, vamos falar um 1 hora. O que acontece é que mesmo que a parte de fora esteja fria, o miolo ainda estará quente e estará assentando. Mas vamos dar uma olhada com mais atenção nisso?

Leia também: Fermentando o pão na geladeira

O envelhecimento do pão ou retrogradação

Antes de ir ao forno, o glúten absorve em torno de 65% da água. Os outros 35% estão concentrados no amido. Como isso acontece? Quando o pão entra no forno, o amido se gelatiniza e guarda o líquido em forma de “gel”.  Assim, ele mantém o líquido no miolo.

Assim que o pão sai do forno, ainda existem cerca de 5% da água na crosta. Enquanto o miolo contém cerca de 45%. A partir desse momento, começa a transferência de líquido no amido para a crosta. E aí, quando a crosta do pão começa a absorver o líquido do miolo (e do ambiente), o miolo vai ressecando e a crosta vai ficando menos crocante. Isso quer dizer que seu pão já começou a “envelhecer”. A perda de líquido do amido é também chamada de retrogradação  

Semolina bread on the rack - Pão resfriando
Quando o pão sai do forno, o miolo começa a ressecar e a crosta a se tornar menos crocante

É bom lembrar que o pão ainda absorve a umidade do ambiente em climas úmidos. Por isso, a retrogradação acontece mais rapidamente em ambientes mais úmidos. Em média, após o resfriamento, o pão perde 2% do líquido e do seu peso.

Uma pausa para explicar a diferença entre amido e glúten

Glúten é uma proteína, ou melhor, um composto de proteínas encontrado em alimentos feitos com trigo e  outros grãos como centeio, espelta, por exemplo. Já o amido é um composto de dois polissacarídeos: a amilose e amilopectina. Em outras palavras, é um composto de açúcar. Assim, são duas coisas diferentes. Um exemplo: o pão de queijo não tem glúten, mas tem amido, presente na polvilho.

E se eu reaquecer o pão?  

Se você reaquecer o pão acima de 80 C, o amido tem a capacidade de absorver temporariamente mais líquido porque os cristais de amido se derretem.  Dessa forma, o pão recupera a umidade e as propriedades de um pão fresco por um curto período de tempo. 

torradeira - toaster - reaquecendo o pão

Como conservar o pão fresco por mais tempo?

A melhor forma de conservar é armazenar bem o pão. E qual é a melhor forma? Bom, o papel retarda o amolecimento da crosta, mas resseca o miolo. Já, com o plástico, acontece exatamente o inverso.

É bom saber que a retrogradação se acelera entre 7 e -7C graus. Por isso, não é recomendado guardar o pão na geladeira. No entanto, em temperaturas abaixo de -7C , o processo de retrogradação para. Por isso, guardar o pão no freezer é a melhor opção. Principalmente se você não for consumir o pão no mesmo dia.

Congelar fatiado ou inteiro?

Guardar o pão fatiado no freezer pode ser bem prático. Especialmente se você tem uma torradeira elétrica. Embale as fatias em um plástico duplo e coloque no freezer. Quando quiser comer, retire a fatia congelada na torradeira por alguns minutos. Você terá uma fatia de pão fresquinha. 

Para o pão inteiro, embale-o num saco plástico duplo e coloque no freezer. Quando quiser comer o pão, retire-o do freezer e deixe descongelar completamente. Isso pode durar  algumas horas, a depender da temperatura do ambiente e do tamanho do pão. Pré-aqueça o forno a 160 ° C, coloque o pão na grade do forno por cerca de 10 minutos. Se o pão for pequeno, talvez precise de menos tempo. Caso o pão esteja cortado, proteja o miolo exposto com um papel alumínio.  Assim você terá uma crosta crocante e um miolo macio. Mas, coma rápido! Esse efeito vai durar por pouco tempo.

O pão de fermentação natural dura mais tempo

O sourdough ou pão de fermentação natural tem uma acidez própria que já evita a proliferação de bactérias. A depender da sua temperatura ambiente, o pão de fermentação pode durar de 2 a 4 dias (às vezes mais). Mas claro que, ao reaquecer você vai provar um pão mais gostoso. Gosto muito de usar a torradeira.

Viu aí ? Mais uma razão para você aprender a fazer pão de fermentação natural. Agora, me diga: esse artigo te ajudou? Deixe seu comentário. Vou adorar saber

6 Comentários

  1. Muito importantes as suas dicas, obrigada por compartilhar conhecimento, DEUS te abençoe sempre!!

  2. Amei. Bjs

  3. Dorothea richter

    Estou adorando seus ensinamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*