Como conservar o pão? Por que o pão endurece? Esse artigo vai esclarecer várias dúvidas sobre esse assunto. Continue lendo e aprenda a saborear o pão fresquinho por mais tempo.
Pra gente saber como melhor conservar o pão, é preciso entender como o pão envelhece. E isso já começa quando ele começa a esfriar. E já te digo: a parte mais difícil da panificação não é fazer, mas esperar o pão esfriar pra gente provar. Todo mundo tem aquela imagem do pão quentinho com a manteiga derretendo na cabeça. No entanto, lamento informar que você deve esperar pelo menos 2 horas até saborear o seu pão. E esse resfriamento ta,bém vai lhe dar um sabor e textura melhores.
A melhor forma de resfriar é transferir o pão para uma grande. Mas, se fizer mais de um pão, deixe pelo menos 2 cm de distância entre cada um deles.
Já tô até vendo os olhinhos arregalados: mas 2 horas?! Para quebrar seu galho, se o pão for pequeno, vamos falar um 1 hora. O que acontece é que mesmo que a parte de fora esteja fria, o miolo ainda estará quente e estará assentando. Mas vamos dar uma olhada com mais atenção nisso?
Leia também: Fermentando o pão na geladeira
O envelhecimento do pão ou retrogradação
Antes de ir ao forno, o glúten absorve em torno de 65% da água. Os outros 35% estão concentrados no amido. Como isso acontece? Quando o pão entra no forno, o amido se gelatiniza e guarda o líquido em forma de “gel”. Assim, ele mantém o líquido no miolo.
Assim que o pão sai do forno, ainda existem cerca de 5% da água na crosta. Enquanto o miolo contém cerca de 45%. A partir desse momento, começa a transferência de líquido no amido para a crosta. E aí, quando a crosta do pão começa a absorver o líquido do miolo (e do ambiente), o miolo vai ressecando e a crosta vai ficando menos crocante. Isso quer dizer que seu pão já começou a “envelhecer”. A perda de líquido do amido é também chamada de retrogradação
É bom lembrar que o pão ainda absorve a umidade do ambiente em climas úmidos. Por isso, a retrogradação acontece mais rapidamente em ambientes mais úmidos. Em média, após o resfriamento, o pão perde 2% do líquido e do seu peso.
Uma pausa para explicar a diferença entre amido e glúten
E se eu reaquecer o pão?
Se você reaquecer o pão acima de 80 C, o amido tem a capacidade de absorver temporariamente mais líquido porque os cristais de amido se derretem. Dessa forma, o pão recupera a umidade e as propriedades de um pão fresco por um curto período de tempo.
Como conservar o pão fresco por mais tempo?
A melhor forma de conservar é armazenar bem o pão. E qual é a melhor forma? Bom, o papel retarda o amolecimento da crosta, mas resseca o miolo. Já, com o plástico, acontece exatamente o inverso.
É bom saber que a retrogradação se acelera entre 7 e -7C graus. Por isso, não é recomendado guardar o pão na geladeira. No entanto, em temperaturas abaixo de -7C , o processo de retrogradação para. Por isso, guardar o pão no freezer é a melhor opção. Principalmente se você não for consumir o pão no mesmo dia.
Congelar fatiado ou inteiro?
Guardar o pão fatiado no freezer pode ser bem prático. Especialmente se você tem uma torradeira elétrica. Embale as fatias em um plástico duplo e coloque no freezer. Quando quiser comer, retire a fatia congelada na torradeira por alguns minutos. Você terá uma fatia de pão fresquinha.
Para o pão inteiro, embale-o num saco plástico duplo e coloque no freezer. Quando quiser comer o pão, retire-o do freezer e deixe descongelar completamente. Isso pode durar algumas horas, a depender da temperatura do ambiente e do tamanho do pão. Pré-aqueça o forno a 160 ° C, coloque o pão na grade do forno por cerca de 10 minutos. Se o pão for pequeno, talvez precise de menos tempo. Caso o pão esteja cortado, proteja o miolo exposto com um papel alumínio. Assim você terá uma crosta crocante e um miolo macio. Mas, coma rápido! Esse efeito vai durar por pouco tempo.
O pão de fermentação natural dura mais tempo
O sourdough ou pão de fermentação natural tem uma acidez própria que já evita a proliferação de bactérias. A depender da sua temperatura ambiente, o pão de fermentação pode durar de 2 a 4 dias (às vezes mais). Mas claro que, ao reaquecer você vai provar um pão mais gostoso. Gosto muito de usar a torradeira.
Viu aí ? Mais uma razão para você aprender a fazer pão de fermentação natural. Agora, me diga: esse artigo te ajudou? Deixe seu comentário. Vou adorar saber
Muito importantes as suas dicas, obrigada por compartilhar conhecimento, DEUS te abençoe sempre!!
Obrigada, Kátia! Volte sempre. Feliz em saber que está gostando do conteúdo.
Amei. Bjs
Obrigada, Manon. Volte sempre!
Estou adorando seus ensinamentos.
Fico feliz, Dorothea. Obriagda! Volte sempre