Por que você precisa alimentar o fermento natural? Parece uma pergunta óbvia, não? É claro que é para mantê-lo saudável e ativo. E se eu lhe disser que vai muito além da atividade? Continue lendo e veja porque alimentar seu fermento e como isso impacta a qualidade do pão que você faz.
Por que descartar uma parte na hora de alimentar
Uma das muitas dúvidas sobre fermento natural é a razão de descartar uma parte. Acontece que se você alimentar sempre o seu fermento natural sem descartar uma parte, terá que usar cada vez mais farinha. Ao mesmo tempo, terá cada vez mais fermento e precisará de cada vez mais espaço. Por isso, alimentar, descartando uma parte, significa equilibrar a quantidade: você mantém apenas o necessário e descarta ou reutiliza o excesso em receitas como panquecas, biscoitos e outras delícias.

Leia também! Confira essa receita de pão de hambúrguer com descartes de fermento natural
Razões para alimentar o fermento natural
Saúde e Atividade do fermento natural
O fermento natural é uma cultura viva de leveduras e bactérias. Para que ele continue forte, ativo e saudável, é preciso fornecer novos açúcares e nutrientes, presentes na farinha.Sem alimentação regular, o fermento enfraquece e isso vai impactar em todo o processo.
Ciclo do fermento
De uma forma bem simples, o fermento é alimentado e começa a consumir os nutrientes da farinha. Depois de algumas horas, vai chegar ao pico e estará com bastante bolhas, crescido em volume. A duração desse processo dependerá da temperatura de da quantidade de isca utilizada em relação à farinha e a água.
Quando ele chega no pico, é o momento de usá-lo para fazer pão. Não se esqueça de guardar um pouco para realimentar e continuaer o ciclo.
Caso você não o use, ele vai começar a perder volume até baixar completamente. Caso não seja alimentado por muito tempo, se torna mais líquido e ácido e perderá força.
Dica: O tipo de farinha que você escolhe também influencia no estado do seu fermento. Farinhas integrais estimulam a fermentação e influenciam no sabor.
Controle da Acidez do Fermento
A quantidade de isca influencia o nível de acidez do fermento natural. Quanto maior a isca, mais farinha pré-fermentada e isso significa mais acidez. Por que? Porque a fermentação libera ácidos e álcool. Assim, ao fazer alimentações regulares, você vai diminuindo a acidez do fermento. Quanto mais jovem o fermento, ou seja, quanto mais recente a última alimentação, menos ácido ele será. Esse controle influencia o sabor do pão que você faz e evita que seu fermento fique excessivamente ácido e/ou fraco.

Como alimentar o seu fermento natural?
Rotinas de manutenção do fermento natural
Existem diversas formas de alimentar o fermento natural e não há apenas uma maneira correta de fazê-lo. No entanto, a frequência e as proporções da isca, farinha e água variam de acordo com a temperatura ambiente e a forma como você armazena seu fermento. Lemnrado que quanto mais alta a temperatura, mas rápido ocorre a fermentação.
1. Fermento em temperatura ambiente (uso diário ou frequente)
Ideal para quem faz pão regularmente e mantém o fermento fora da geladeira.
Alimentar 1-2 vezes por dia para manter o fermento ativo.
- 1 parte de isca : 2 partes de farinha : 2 partes de água ou 1:2:2
- Se o ambiente estiver quente (acima de 24°C), aumente a quantidade de farinha para retardar a fermentação: 1:3:3.
2. Fermento armazenado na geladeira (uso ocasional)
Se você faz pão apenas de vez em quando, armazenar o fermento na geladeira reduz a necessidade de alimentações frequentes.
Alimentar 1 vez por semana para evitar que o fermento enfraqueça.
- 1 parte de isca : 4 partes de farinha : 4 partes de água ou 1:4:4
- Essa proporção garante um armazenamento prolongado.
3. Antes de fazer pão (independente do armazenamento)
Especialmente se seu fermento estiver na geladeira, é importante reativá-lo antes de usar.
Faça pelo menos 1 ou 2 alimentações antes de fazer pão:
- 1 parte de isca : 2 partes de farinha : 2 partes de água. (Ou 1:2:2)
- Para um fermento mais suave, aumente a quantidade de farinha: 1:3:3.
Alimentar o fermento natural vai além de uma rotina rígida. Tudo depende do estado do seu fermento. Assim, você vai adaptar a sua estratégia de alimentação a depender do estado do seu fermento. O objetivo é mantê-lo ativo e forte e saudável. Além de controlar sua acidez para garantir um pão saboroso e bem fermentado.
E como você alimenta o seu fermento? Qual o estado dele? Deixe seu comentário.

Conheça o curso 100% Levain. Aprenda de um forma rápida e objetiva a fazer um fermento natural do zero com um método testado e aprovado.Um curso de fermento natural com tudo o que você precisa saber por um preço que você nunca viu.