Confiança é a base do sucesso em tudo o que você faz. E, se a confiança é a base, o conhecimento é o alicerce da confiança. Isso significa que quanto mais a gente aprende, mais confiante se torna. E quando a gente se sente confiante, se arrisca mais e aprende ainda mais com os sucessos e com os eventuais erros.
Quando comecei a fazer pão, me sentia insegura para modelar a massa, para saber a hora certa de modelar, cortar o pão e tantas outras dúvidas. Por isso, quando decidi ensinar outras pessoas a fazer pão, sabia que tinha que criar um método que desenvolvesse a confiança. Queria que as dúvidas e erros de iniciantes se tornassem numa alavanca de aprendizado. Queria (e quero!) criar padeiros que dominem o processo da panificacão artesanal e não dependam de receitas. Além disso, façam pães puros, saudáveis e sem desperdício.
Leia também: Como fiz do pão minha profissão
Confiança e aprendizado
Quando a gente consegue fazer algo difícil, dá aquela sensação de satisfação, né? E a ciência explica isso. Aprendemos por repeticão, retorno positivo e negativo. A repetição faz com que as conexões nos nossos neurônios estabeleçam uma nova forma de agir. Ou seja, repetimos e aprendemos uma coisa nova. Quando temos um retorno negativo, temos um estímulo para tentar de novo de outra forma e quando temos um feedback positivo, temos o estímulo para repetir o que se aprendeu, – dessa vez, da forma correta.
E que isso tem a ver com aprender a fazer pão?
Fazer pão é um aprendizado contínuo, não é apenas seguir uma receita. Por isso, se você não tiver mentoria adequada, você não vai ter a confiança necessária para seguir até o final da aprendizagem. Em resumo, se você tiver uma orientacão que lhe motive constantemente, você terá o estímulo para atingir o seu objetivo de aprender a fazer pão de fermentação natural. E aí, ao tirar um lindo pão do forno, você vai se sentir feliz e motivado(a). Além disso, mais confiante. E o seu cérebro vai querer repetir essa experiência porque a sua satisfação será a sua recompensa. E essa confiança vai influenciar e ser replicada em outros aspectos da sua vida.
E foi com isso em mente que desenvolvi o Método 100%: com base no retorno positivo, potencializando as experiência que lhe dão prazer e lhe motivam a fazer pão. E aí, e associei com uma forma pura saudável e sustentável de fazer pão. Assim, nasceram os pilares do Método 100%
100% de confiança
O aprendizado gradual ameniza e evita frustrações. Celebrar as experiências bem sucedidadas, mantém a motivação. Não adianta se apressar ou tentar pular etapas. Fazer pão é muito mais do que seguir uma receita. É preciso manter a resiliência e se manter aberto(a) para aprender, Por isso, identifiquei os momentos mais importantes, que geram mais dúvida e ansiedade e dou atenção especial a eles.
100% de fermento natural
Fiz questão de ter todas as receitas do curso com 100% de fermento natural. Quero lhe mostrar que é possível fazer uma infinidade de pães com o fermento natural.
100% de pureza de ingredientes
Tudo começa com a escolha dos ingredientes. Lhe dou conhecimento para você fazer a escolha consciente de ingredientes. Afinal, quem quer saúde e qualidade de vida, tem que que saber escolher e reconhecer ingredientes puros.
100% de resultado
Você vai acompanhar o progresso do seu pão e estarei ao seu lado vibrando com as suas vitórias, sempre lhe incentivando na busca do melhor resultado e lhe ensinando a se orgulhar de cada pão que sair do seu forno. Afinal, cada pão vai lhe ensinar algo. Para isso, criei o Diário do Pão. Para você tomar notas de forma estruturada, comparar e aprender. Mesmo que um pão não saia perfeito, ele vai lhe ensinar algo. E isso é um resultado a ser celebrado.
Eu quero lhe ensinar a fazer um pão puro e saudável, mas, mais do que isso, quero lhe mostrar do que você é capaz. E aí, se animou?