curso fermento natural
Blog, Fermento Natural

Guardando o seu fermento natural durante as férias

0 comentários

As férias estão chegando e quem faz pão de fermentação natural já começa a pensar: o que faço para guardar o fermento natural nas férias? Como vou mantê-lo saudável até a volta da viagem? 

Manter um fermento natural (levain) saudável e ativo exige um pouco de rotina. Sempre digo que é um relacionamento: cuidado de um lado, pães saborosos e com textura macia do outro. Mas isso não quer dizer escravidão.

Felizmente, existem soluções: guardar seu fermento natural na geladeira é uma maneira prática e eficiente. Continue lendo porque aqui, explico tudinho

fermento natural ativo
Um fermento ativo e saudável é a base de um bom pão

O passo-a-passo de guardar o fermento durantes as férias

Preparação

Antes de colocar o fermento na geladeira, você vai alimentá-lo  como de costume. Mas como uma diferença:  você vai usar uma quantidade maior de farinha e água para garantir que ele tenha comida suficiente para sobreviver enquanto você aproveita as suas férias.

Fermentação 

Deixe ele fermentar por cerca de 1 hora em temperatura ambiente e guarde na geladeira. Ele terá alimento suficiente por até 3 semanas ( ou mais). Tudo depende da temperatura da sua geladeira.

Proporção

Você pode usar uma proporção de 1:3:3 ou diminuir a água em tornar o fermento mais resistente a um maior tempo na geladeira. Você pode diminuir a quantidade de água  em cerca de 15 a 20%.

Reativação

 Quando retornar, retire o fermento da geladeira e deixe ele atingir a temperatura ambiente. Repita a sua rotina de alimentação Alimente-o conforme o necessário para restaurar sua vitalidade, geralmente com uma ou duas alimentações antes de usar.

Ainda não tem um fermento? Conheça o curso 100% Levain Básico

curso de fermento natural 100% levain basico Baila Bakes

Plano B: Desidratando o Fermento

Caso você queira garantir uma segurança extra, a desidratação do fermento é uma excelente alternativa. Este processo cria um backup que pode ser armazenado por um longo período sem perder a viabilidade.

1. Alimente o fermento e deixe-o atingir o pico de atividade.

2. Espalhe uma camada fina do fermento ativo em uma folha de papel anti-aderente , como papel manteiga. 

3. Deixe a camada de fermento secar completamente em um local quente e seco. Isso pode levar de 24 a 48 horas. O fermento estará completamente seco quando se quebrar facilmente em pedaços.

4. Armazene os pedaços secos em um recipiente hermético ou em um saco plástico bem fechado. Coloque o recipiente em um local fresco e escuro, como uma despensa.

5. Para reativar o fermento desidratado, moa os pedaços secos em um pó fino. Misture o pó com água morna e um pouco de farinha, e deixe descansar por algumas horas. Continue alimentando regularmente até que o fermento esteja novamente ativo e borbulhante.

Dicas Extras

  • Use sempre ingredientes de boa qualidade e água filtrada para alimentar seu fermento. Isso garantirá a saúde e a longevidade do seu levain.
  • Evite colocar o fermento no fundo da geladeira ou na porta, onde a temperatura pode variar mais

Guardar o  seu fermento natural na geladeira ou desidratá-lo são formas eficazes para manter o seu fermento saudável durante suas férias ou em períodos em que você vai fazer menos pão. Assim você evita desperdício de farinha. Escolha a que melhor se adapta a sua rotina, e aproveite as suas férias com tranquilidade, sabendo que seu fermento estará pronto para ser reativado quando você voltar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*