Home » Sobre

Sobre

Olá, eu sou Clarissa Mattos, uma baiana que mora na Holanda há quase 15 anos e tem um blog chamado Bailandesa. Por isso, tem gente aqui na Holanda que me chama de Bailandesa. E daí, vem o nome Baila Bakes. Sou uma padeira amadora, entusiasta da fermentação natural. Criar e inspirar pessoas é o que faço de melhor.

Em 2020, a minha vida mudou

Nos últimos 11 anos, trabalhei na área de marketing no setor de turismo. Até chegar 2020, quando a indústria de Turismo foi ao colapso e levou o meu emprego. O mundo parou, o mundo mudou, virou de cabeça pra baixo. E não só o mundo; a minha vida também.

Depois de um momento de pânico, percebi que teria o tempo para me dedicar ao que sempre quis: insiprar pessoas através do meu talento na cozinha, em especial para pães. Aí, eu mergulhei fundo nos pães de fermentação natural e no processo de fermentação natural em si. Estudei, pratiquei muito e dominei a técnica.

Essa viagem de aprendizado me fez muito bem. Dominar essa técnica e entender esse processo aumentaram a minha autoestima e a minha confiança. Em resumo, mudou o meu estado de espírito e a minha vida.

Fermentar a vida através do pão

Por isso criei o Baila Bakes, que é uma plataforma de conhecimento sobre pães, fermentação natural e amis do que isso uma comunidade para troca de experiências de vida. Quero que outras pessoas se inspirem e transformem as suas vidas através de cursos, workshops e material didático. Em outras palavras, fermentem a sua vida e das pessoas ao seu redor.